Kingston NV3 é o novo rei dos SSDs custo-benefício: confira o review completo

A Kingston já mostrou amplo domínio no mercado de SSDs com os cobiçados Kingston NV1 e o Kingston NV2, um dos SSDs mais vendidos no Brasil. A nova implementação da linha, o Kingston NV3, chega para acirrar a disputa entre esses dispositivos e tem muito mais velocidade.

Pude testar o Kingston NV3 como meu SSD principal e secundário por várias semanas, e a Kingston conseguiu melhorar um produto custo-benefício que melhor muito o benefício e aumenta só um pouco do custo.

Design e embalagem

Assim como outros SSDs de entrada da empresa, o Kingston NV3 vem em uma embalagem muito simples, de papelão e plástico, que rasgou quando fui abrir. Isso não é um problema, já que estamos falando daquelas embalagens bem simples a lá Hot Wheels e o que realmente importa é o Solid State Drive estar intacto.

E para esse modelo não há muito mistério, já que seu design é o mesmo do NV2. A Kingston manteve o PCB azul com um adesivo branco que cobre os chips de memória, sem nenhum dissipador de calor, principalmente porque o NV3 não aquece tanto assim.

SSD Kingston NV3 - Felipe Vidal/TecMundo

O modelo obedece ao formato M.2 2280, compatível para ser instalado em basicamente qualquer desktop e na maioria esmagadora dos notebooks. Esse padrão também se encaixa em consoles como o PlayStation 5, por exemplo, mas a fabricante não oferece certificação oficial para isso.

Especificações do Kingston NV3

Diferente do seu antecessor, o Kingston NV3 sobe bem as velocidades. O novo SSD NVMe da companhia opera com opção de 500 GB, 1 TB, 2 TB e até 4 TB com leitura máxima de 6.000 MB/s e escrita de 5.000 MB/s nas versões de 2 a 4 TB. Esse é um incremento substancial contra os 3.500/2.800 MB/s que o NV2 tem.

Contudo, esses valores mudam conforme a capacidade. Por exemplo, o NV2 de 500 GB tem leitura de 3.500 MB/s e gravação de 2.100 MB/s, enquanto o Kingston NV3 aumenta esses valores para 5.000 MB/s de leitura e 3.000 MB/s de gravação.

SSD Kingston NV3 - Felipe Vidal/TecMundo

Desempenho do Kingston NV3

Para testar o Kingston NV3, recorremos ao benchmark do CrystalDiskMark, que verifica se as velocidades de leitura e gravação estão em conformidade com o que a Kingston promete.

Como já era esperado, o modelo obtém 6.078 MB/s em 5.688 MB/s em gravação, estando de acordo com o que o produto realmente oferece.
No sistema operacional isso reverbera em uma experiência extremamente rápida e tranquila, seja para iniciar o Windows rapidamente ou abrir aplicativos. Até mesmo na transferência entre arquivos o modelo se sai muito bem, e consegue mover pastas pesadas em poucos segundos ou minutos, dependendo do tamanho.

Desempenho de SSDs

Velocidade média dos dispositivos

Testes feitos no CrystalDisk Mark 8.0.5

Em games essa máxima continua, já que suas propriedades permitem executar títulos bem exigentes e grandes, como God of War: Ragnarok e Battlefield 2042 com rapidez. Analisando a questão do custo-benefício, é um produto que realmente entrega um uma qualidade bem acima da média.

Algo que me preocupava com esse aumento de velocidade eram as temperaturas. O Kingston NV3 quase dobra a quantidade de MB/s processados em relação ao antecessor e mantêm praticamente a mesma carcaça. Os chips utilizados pela fabricante operam em uma margem de 49 °C quando em modo ocioso e chegam a no máximo 68 °C nos picos em atividades pesadas, trabalhando em 64 °C por boa parte de do tempo.

 

Fonte: Tecmundo